Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

sábado, 10 de janeiro de 2009

PLATAFORMA ABSTENCIONISTA hoje 10 de Janeiro

Reunião Nacional - dia 10 de Janeiro

Gostávamos de convidar toda a gente que subscreve o manifesto, se sente representada pelas ideias nele expressas ou quer ouvir com mais atenção o que esta plataforma propõe, a comparecer pelas 14h00 na Biblioteca dos Operários da Sociedade Geral (BOESG - rua das Janelas Verdes, nº 13 1ºEsq.), em Lisboa, para a primeira reunião nacional da Plataforma Abstencionista em 2009. A ordem de trabalhos provisória é a seguinte:

1- BALANÇO DO CAMINHO PERCORRIDO PELA PLATAFORMA ABSTENCIONISTA: ERROS, VIRTUDES, COISAS A CORRIGIR;2- "SAIR PARA A RUA": FORMAS E METODOLOGIAS PARA LANÇAR ESTA PROPOSTA PUBLICAMENTE E NO "MOVIMENTO DE MASSAS";3- ARTICULAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA A NÍVEL NACIONAL.Aproveitamos para acrescentar que, caso pretendam contribuir para a discussão da ordem de trabalhos, o podem fazer enviando um email para a lista da Plataforma Abstencionista (primeiro link na barra à direita).
Publicada por Plataforma em 13:54

1 comentários o meu:


1 - Prefiro o VOTO EM BRANCO VÁLIDAMENTE EXPRESSO, com TODAS as consequências do VÁLIDAMENTE EXPRESSO, que HOJE estão na LEI, momeadamente "eleger" lugares, ou melhor, não preencher cargos ( deputados ou membros dos orgãos autarquicos) e
obrigar a uma segunda volta presidencial se for o caso
.

Como fazer? O Boletim de voto terá que ter um espaço - na hipótese de voto electrónico terá que haver um espaço para o voto em branco - para uma cruz, onde claramente o cidadão eleitor expresse a vontade de exercer o seu direito de voto de forma POSITIVA deslocando-se a um local para o fazer e demonstre inequivocamente que quer que a sua OPINIÂO fique registada e seja tida em conta;

POR ESTE CAMINHO CONTE COMIGO
.


2 - A ABSTENÇÃO pelo contrário, mistura-se com uma massa eclética de muitas manifestações de expressão, difusas e perigosas para a existência de um regime que garanta as Liberdades. ( essencial para a existência de movimentações, mais ou menos livres).
E depois há as chapeladas: ( sim também para o Voto em branco válidamente expresso, mas aí teria que funcionar, também a fiscalização dos actos eleitorais pelos activistas do VBVE)

ver aqui
Curioso o parlamento votou o fim do voto por correspondência na eleição para a Assembleia da Républica ( já é assim no voto para o Presidente ) :
José Lello, que foi dos autores da proposta socialista, defendeu que o voto por correspondência tem "muitas imperfeições" e pode ser "potencialmente permeável à fraude".

No PCP, o deputado António Filipe mostrou-se favorável à substituição do voto por carta pelo presencial por considerar que o actual sistema "tem deficiências". Afirmando que o voto por correspondência é "um sistema obsoleto que não garante a democracia nem o direito de participação", António Filipe defendeu que há "toda uma vantagem em adoptar o voto presencial".

3 - A título meramente de exemelo a maior associação profissional do país, conta com 80.000 membros. Votam cerca de 16.000, dos quais apenas 700 presencialmente, na única mesa de voto que disponibiliza ( sim, subdivida em 4 ou 5 ) na sua sede de Lisboa.
Nas Assembleias Gerais Ordinárias, participam 150 membros.
Ora nem o "aparelho" que sobrevive em termos financeiros da Instituição, participa nas suas mais importantes decisões.

E neste cenário, perante a "abstenção" da quase totalidade dos seus membros a instituição, ou melhor os eleitos democráticamente por larga maioria e as decisões em Assembelia Geral aprovadas democráticamente por larga maioria DECIDEM
POR TODOS NÓS.

IMAGINAM ALGUMA REACÇÃO NO PAÍS AO FACTO DE 250 CIDADÃOS SE FAZAREM ELEGEREM PARA O PARLAMENTO?

Tal como nesta Instituição tudo a conclusão seria sempre: ELEITOS DEMOCRÁTICAMENTE POR LARGA MAIORIA DOS VOTOS VÁLIDAMENTE EXPRESSOS.

Sem comentários: