Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

sexta-feira, 28 de maio de 2021

AGINDO CONCERTADAMENTE CORTAMOS O ARAME-FARPADO COM QUE NOS QUEREM CERCEAR!


21 DE MAIO DE 2019

Consciente que estamos apenas a meio de uma batalha, mas com a confiança em alta, aguardando que todo este trabalho, possa dar algum fruto. Fizemos as nossas propostas. Fomos ouvidos. Seremos ouvidos ainda mais vezes.
Ao fim de 6 viagens a LISBOA, para 6 audiências – apenas custeadas pelo nosso bolso – com o PCP (2); com o PSD (2), com contactos informais com o CDS e com o BE; recebidos pelos assessores do Ministro-Adjunto e da Economia e ainda pelo Senhor Presidente da Confederação do Comércio e Serviços, ficamos com a convicção do dever cumprido nesta primeira fase, e que demos o nosso contributo agindo concertadamente com outros colegas, da ANACO, AGORA NÓS, APPC, APOTEC E APECA, bem como todos os que ousam dar a cara e assumir o seu pensamento crítico.
DIGNIFICANDO, com essa postura, a profissão, devolvendo aos profissionais a dignidade que eles merecem, sem serem vistos como quem coloca uma almofada para que o secretário de estado, repouse tranquilo a sua a cabeça e concomitantemente, outra seja colocada para que a autoridade tributária faça o mesmo com os seus pés!
Nunca senti tanta vergonha pela profissão, como tive neste dias, com esta imagem que se está a passar para fora!
Eu pessoalmente, dignifico a profissão, preocupando-me com os meus clientes, exigindo o cumprimento de procedimentos básicos, que me permitam devolver-lhe o trabalho com o mínimo de qualidade – e quando isso não acontece, prefiro coloca-lhes as “malas à porta” – pelo que é a eles que devo fidelidade, porque são eles que me pagam – não ganho a vida com formações ou na venda de produtos - Não devendo nenhuma vassalagem ao FISCO. Cumprindo e fazendo cumprir a Lei, mas LUTANDO CONTRA ela, quando se justifique, concretizando uma norma constitucional do DIREITO À RESISTÊNCIA:
“Artigo 21.º - (Direito de resistência)
Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.”
Foi sempre este o caminho que sigo, com o “cumplicidade” de um punhado de colegas que me dão a honra de os acompanhar.
Tenho as minhas modelos 3 e 22, bem como as IES’s, entregues há mais de um mês, faço-o os fechos dentro dos prazos há muitos anos, embora só este ano a disponibilização atempada dos ficheiros, me foi possível concretizar, sem ter necessidade de anunciar que “ é este ano que o vou fazer”.
Tenham vergonha falsos moralistas!
FAÇAM PRIMEIRO NA VOSSA CASA, ANTES DE ANDAREM A PREGAR NAS DOS OUTROS

Sem comentários: