Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

sexta-feira, 10 de maio de 2019

O AGRICULTOR O TRACTOR E O FORMADOR




Mera ficção, qualquer semelhança com a realidade é fruto vossa imaginação, aliás, perversa, como sempre!

O AGRICULTOR
O TRACTOR
E O FORMADOR

SAGA PRIMEIRA

Algures em Pitões das Júnias
- Bom dia Senhor Daniel, como está?
- Bom dia… o meu amigo é?
Não me diga que assim vestido, ou é testemunha do outro, ou anda na venda das operadoras?...
Ora diga lá!
- Nem uma coisa nem outra…. O meu nome é Zacarias Zarco!
- e…
- Sou formador da Ordem dos Tractoristas.
- Ordem de quê? Nunca ouvi tal!
- Sim é recente. O Ministério da Agricultura, delegou poderes nesta Ordem, para regular a profissão dos tractorista! O Srº Daniel tem um tractor, certo?
- Tenho, sim, como sabe e como sabe o meu nome?
- Lá no Ministério sabem tudo e querem saber mais.
“eles” impuseram que cada tractor tivesse um GPS, para que em tempo real, desde que o liga, até que o desliga, seja enviada toda a informação relevante para o Ministério..
- “eles” não têm mais nada para fazer?
- O Ministério delegou na nossa Ordem Tractoristas a implementação desta importante medida. Nós não queremos que ninguém fique para trás, nesta iniciativa pioneira a nível mundial e que esta Ordem abraçou, na linha dos pergaminhos que os Portugueses sempre deram ao mundo, quando demos a conhecer novos mundos ao mundo…
- Esses mundos, sempre existiram, a gente é que não os conhecia…bem adiante, eu não quero saber desse GPS, para nada…
- Olhe que é obrigatório e arrisca pesadas multas, impossibilidade de acesso a subsídios, etc
- Onde se compra?
- Há muitos modelos, mas recomendo o que a nossa Ordem vende, por ser muito intuitivo. O dos outros nem conheço…
- Não conhece, mas diz mal… o senhor Zacarias Zarco é de onde?
- De Lisboa!
- Alguma vez trabalhou com um tractor?
- Não, apenas percebo do GPS, porque tive uma formação de 3 dias….
- E quanto ganha com isto?
- 150 €, por cada visita que faço…mais os quilómetros.
- Então é uma festa… é só enfardar…
- Tem que compreender que a deslocação é grande…
- Então o que faz o GPS?
- Por exemplo, vai medir o tamanho do seu terreno, para o classificar com nano-mini-micro-latifúndio, mini-micro-latifúndio, micro-latifúndio ou latifúndio, este, não deve ser o seu caso.
- Então não basta ir ver o artigo matricial…
- Como sabe isso não corresponde à verdade e se fossem acreditar nisso Portugal acabava em Paris….
- e mais?
- Dependendo da dimensão do seu terreno, aplicam-se várias normas na abertura de regos…
Ora só pode abrir em número ímpar ou par. Vai-se aplicar a norma adequada à dimensão da sua propriedade, mesmo que seja meramente arrendada.
- Ó… amigo eu de rego… vão quer saber, quando me dá volta às tripas e vou ali às couves, me agacho e abro o meu, para arriar o calhau.
- Não, é só com o Tractor, Srº Daniel. Embora só o que transporta nele, é para ficar registado, se transporta adubos, ou estrume, isso segue em tempo real, para o ministério e deve mencionar o código do produto, de acordo com este manual de 450 páginas que a Ordem dos Tractoristas, elaborou e que conta com o aval do Ministério.
- Então não vão querer saber do “meu” estrume que saiu das minhas tripas?
- Srº Daniel isso é uma operação não sujeita a registo, uma vez que que não usou o tractor para o transportar, se o for buscar à fossa séptica, então já está sujeita à obrigação declarativa.
- Drº Zacarias Zarco, peço desculpa, por só agora, me dar conta que estou a falar com um Drº de Lisboa, e os produtos que tiro da terra, batatas, couves, etc?
- Claro!, tudo o que transportar no tractor, fica sujeito a usar o código que está no manual!
- Então e as couves e batatas que apanho e levo para a minha patroa fazer a sopa, declaro ou fica isenta?
- Senhor Daniel, não me irrite, eu disse que era não sujeito, não disse isento! Tudo aquilo que não leva no tractor, é uma operação não sujeita!
- Desculpe Doutor, não se irrite com a minha troca, mas no fundo, não vai dar ao mesmo?
- NÃO!
- … Tenha calma que ainda lhe dá uma coisa….
- e o leite que tiro das vacas?
- Claro tem que declarar!
- e quando vou buscar o sémen, para o veterinário vir cá pôr-me as vacas prenhas?
- Se usar o seu tractor, claro! Mas cuidado que isso fica sujeito a um registo especial, devido às condições especiais de transporte, com ligações ao Ministério da Saúde…veja a página 397 e seguintes do derradeiro capítulo do nosso manual.
- Coitados dos animais, já não bastava privá-los da pinocada…
- Regras, são regras!
- E ninguém se opõe a estas ideias estapafúrdias?
- Há para aí uns senhores e senhoras, sem qualquer credibilidade e sem qualquer representatividade, alguns até são associações unipessoais, que tomam as dores dos agricultores, mas não lhes dê atenção. O Ministério tem ferramentas ao seu alcance para impor isto tudo e muito mais!
- E a vossa Ordem faz mais alguma coisa, para além disto?
- Sim. Todos os anos fazemos um piquenicão, numa quinta agrícola, com ranchos, Tony Carreira, comida à discrição, com missa campal e um grande convívio de todos os tractoristas e seus familiares e amigos.
- Amigo Zacarias Zarco, só para mim a patroa e dois filhos, devia ficar-me por uma pipa de massa?
- Por dez euros por pessoa, acho que é muito?
- Tudo isso só vos fica por dez euros?
- Claro que não, para aí uns bons quarenta, mais os autocarros gratuitos, tinha-lhe dito?
- Não! Donde vem tanto dinheiro?
- Ora de uma gestão rigorosa e alocamos adequadamente os meios financeiros disponíveis.
- pois…
- Sr Daniel, se comprar o nosso GPS, depois vai ter que fazer a formação para o poder usar.
- Então não basta usar o Manual e o GPS? E também é de borla?
- Então, há muita coisa específica que deve ter em conta!. Fica a 48€ por um dia!
- Fosga-se….
- O Sr Daniel não pode ficar para trás….
- Olhe quando chegar a Lisboa dê lá cumprimentos meus na TVI, quando era miúdo, tinha aí uns 10 anitos, vieram cá, trouxeram-me o Mantorras e até fui ver a praia de helicóptero.
Este ano, voltamos a ser Campeões. Dr Zacarias Zarco é do nosso Benfica?
- Não, sou do Belenenses!
- Qual deles?
- Bem é melhor ficarmos por aqui. Muito obrigado por me ter recebido!
- Obrigado. Ainda me ri-o com a pergunta que me fizeram, porque eu ia de manhã à escola e de tarde levava a vacas a pastar…
“ Como imaginas Lisboa, menino?”
- “Com muitas vacas!” respondi!
Coisas de miúdo….
-

Sem comentários: