Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

sábado, 31 de março de 2018

DIÁLOGOS IMPROVÁVEIS ENTRE O “LÁ-O-ZÉ” E “CÁ-O-ZÉ” TOMO I


"LÁ-O-ZÉ” – Ora dizia eu:” SE DERES UM PEIXE A UM HOMEM FAMINTO, VAIS ALIMENTÁ-LO POR UM DIA.
SE O ENSINARES A PESCAR VAIS ALIMENTÁ-LO TODA A VIDA!” Paulo Marques
“CÁ-O-ZÉ” – E eu respondi:” PASSO OS DIAS A ENSINAR FAMINTOS A PESCAR E DE SEGUIDA VEJOS-OS SEMPRE A IR PEDIR PEIXE AOS OUTROS”. Vítor Oliveira
“LÁ-O-ZÉ” – Olha o nosso peixinho grelhado…
“CÁ-O-ZÉ” – Este caiu-nos na mesa….
“LÁ-O-ZÉ” – Somos mesmo bons a fazer metáforas…
“CÁ-O-ZÉ” – Lembras-te do carteiro de Pablo NERUDA…
“LÁ-O-ZÉ” – Sim… quando o carteiro diz aos mestre, que as suas palavras chocam umas contra as outras dentro da sua cabeça…
“CÁ-O-ZÉ” – e NERUDA lhe diz…. Vês fizeste uma metáfora….
“LÁ-O-ZÉ” – “Quem trabalha e mata a fome
Não come o pão de ninguém
“CÁ-O-ZÉ” –Quem não ganha o pão que come
Come sempre o pão de alguém.”
“LÁ-O-ZÉ” – o nosso António Aleixo
“LÁ-O-ZÉ” – ou… CAIM mata ABEL..também será uma metáfora…
“CÁ-O-ZÉ” – há quem pense que sim. Caim lavrador Cananeu, e Abel , hebreu pastor, pertencem a dois povos irmãos, apesar dos hebreus terem ocupado a cidade de Canaã. Seria improvável que Deus ( o dos hebreus ) tivesse recusado a oferta dos frutos da terra feita por Caim e ficado agradado com o primogénito do rebanho, do seu irmão Abel.
“LÁ-O-ZÉ” – Ou a pesca Milagrosa no mar da Galileia...
“CÁ-O-ZÉ” – ou a multiplicação dos pães e dos peixes..
“LÁ-O-ZÉ” – ou da àgua em vinho nas bodas de Canaã.
“CÁ-O-ZÉ” – Digamos que voltando à tua cana de pesca e ao meu ensino a pescar, o que queremos dizer é mesmo que cada um deve pensar e agir por si, sem estar à espera que outros lhe façam tudo.
“LÁ-O-ZÉ” – Não nos referimos no plano alimentar, mas ao modo de estar na vida...
“CÁ-O-ZÉ” – para comer o peixinho, pode ser aquilo que estamos a fazer aqui, alguém o pescou e o cozinhou na brasa, para nós. Mas há outras coisas na vida que termos que ser nós a “pescar”, a “preparar” a “assar” e até a “comer”, sem que estejamos à espera que alguém o faça por nós, ou pior, só quando alguém nos mandar/autorizar a fazê-lo
“LÁ-O-ZÉ” – Essas são as mensagens das metáforas….
“CÁ-O-ZÉ” – Finalizamos…
“LÁ-O-ZÉ” – “Pára de ficar rezando e batendo no peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
“CÁ-O-ZÉ” – Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
“LÁ-O-ZÉ” – Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não me podes ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filho... Não me encontrarás em nenhum livro!
“CÁ-O-ZÉ” – Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor… Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?
“LÁ-O-ZÉ” – As palavras são de Baruch Espinoza, (ou Bento de Espinoza) -nascido em 1632 em Amsterdão, falecido em Haia, em1677, foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz (Gótfride Laibnitz).
“CÁ-O-ZÉ” – Era de família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno. Acreditem, essas palavras foram ditas em pleno Século XVII
“LÁ-O-ZÉ” – Café e a conta, s.f.f.
“CÁ-O-ZÉ” – à moda do porto, claro!
“LÁ-O-ZÉ” – Na próximo falamos de quê? Regimento?
“CÁ-O-ZÉ” – Não, esmiuçamos isso depois de publicado, fica a promessa.
“LÁ-O-ZÉ” – Então o próximo almoço…
“CÁ-O-ZÉ” – Simplificados e contabilidade online….

Sem comentários: