Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O ERRO DE SUSANA ... ou talvez não!

PAÍS SEM CULTURA DE TRABALHO!"



Sabe Susana, temos a obrigação de conhecer a nossa história - de séculos - e saber que nos séculos XVII e XIX, partiram nos cargueiros que rumavam ao Brasil, milhares de rapazes de 10/12 anos, que pela lei, ao não serem primogénios, não podiam herdar as terras dos seus pais - mas também para fugir ao serviço militar obrigatório, diga-se - afim dos minifúndios não ficarem ainda mais pequenos.
Estas crianças iam trabalhar e foram os responsáveis pela disseminação de inúmeras profissões ligadas ao trabalho duro.

Em 1958, Salazar colmatou a tragédia que se abateu sobre os Açorianos com o vulcão dos capelinhos, e depois de ter tentado o planalto de Benguela, pedindo ao então senador JFK, o aumento excepcional da quota de emigração portuguesa para os EUA.

Todo este movimento migratório, incluindo o de 60 para "a França", Alemanha, Bélgica, Alemanha, Suiça, é uma excelente mão-de-obra que gera produtividade nas empresas onde laboram.

Porque será Susana? Será que porque ganham 485€ por mês? Ou será que porque esses empresários sabem incentivá-los?

Olhe Susana concordo consigo, há muita gente que salta de emprego precário para o subsídio de desemprego e deste para o RSI se puderem, sim Susana isso chama-se subsídio-dependência e tem toda a razão, mas a Susana tem 20 clientes que estão consigo, e que vieram com os projectos de investimento que lhes elaborou.
Olhe Susana isso também não é subsídio-dependência?
Deve estar satisfeita com eles, pois no seu caso isso não aconteceu. Creia que acredito, mas vai-me dar razão que maioritáriamente esses subsídios - obtidos neste país nos últimos anos - ou foram desviados, ou foram inflacionados para "sacar" mais dinheiro!

Sim eu sei que você sabe que eu sei, que um TOC não pode materialmente comprovar se existiu abuso na aquisição. Só podemos comprovar a contabilização da factura e o do seu pagamento e que não existiram movimentos financeiros estranhos nas contas da empresa. Mas nas dos empresário podemos fazê-lo? Claro que não!
( Não vai reivindicar que lhe dêm poder para isso como TOC, como que ter para ir às Conservatórias, pois não?)

Deixe-me contar-lhe uma coisa fui responsável pela falência de uma metalomecânica há uns anitos. E porquê? Porque sempre lhes disse que - até porque eram uma cooperativa - que não podiam fazer facturas de 10.000 contos+IVA, quando as máquinas iam ser vendidas por 5.000 contos. Os empresários, traziam as "orientações" de quem lhes elaboravam os projectos que deviam pedir a factura pelo dobro daquilo que iam pagar. Naturalmente faliram, porque a concorrência fazia isso na maior.... pois aquilo que a Susana chama "desencanto" com a profissão.

Suponho que ouviu falar nos milhões que vieram desde 1986 da comunidade e foram direitinhos para "bombas", "rolex's","piscinas", "faustosos jardins" e até "iates". Isto sem falar no turismo de habitação e na lata que uma senhora de bem, numa entrevista ao JN, garantia que a casa recuperada com fundos, estava reserva no mês de Agosto para a sua família... sem comentários Susana...

Desculpe fazer-lhe esta pergunta Susana já leu o Código Deontológico e o Estatuto? Já?

Ou será que o "Festinhas" é que foi um otário?

Sem comentários: