Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

sábado, 24 de novembro de 2007

"JEITO BIO RURAL" e a SOLIDÁRIOS

Os meus amigos da Solidários, Fundação para o desenvolvimento cooperativo e comunitário, ajudaram o projecto "Jeito Bio Rural" a obter o 1º lugar na categoria "Iniciativa Empresarial Responsável". Aqui fica a carta que enviaram aos seus amigos:

"Amigas e Amigos

No passado dia 12 de Novembro deslocámo-nos a Lisboa para, em conjunto com a Câmara Municipal de Sever do Vouga, receber um prémio simbólico pela promoção e desenvolvimento do projecto "Jeito Bio Rural" Estes prémios não atribuem importâncias em dinheiro e são uma forma de reconhecimento pelo trabalho em parceria, de instituições públicas e privadas. Em Portugal são atribuídos pelo IAPMEI e a nível europeu pela Comissão Europeia, sendo chamados " Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial".

O "Jeito Bio Rural" é uma maneira de estar e actuar num território rural de interior, com um grupo social ( mulheres rurais) cujo acesso à educação e à qualificação é limitado, e através da qual se procura transformar fraquezas em forças e aproveitar oportunidades, tendo sempre presente a natureza como parceira e não como vítima. Dito de outra forma, um projecto voltado para a ecocidadania, com responsabilidade social e ambiental.

A Solidários desenvolveu a componente formativa e continua a acompanhar o grupo de mulheres que querem criar iniciativas no âmbito da agricultura biológica; a Câmara Municipal disponibiliza serviços de apoio ao empreendedorismo e irá ceder uma loja no parque da vila. Em conjunto continuaremos o processo de sensibilização das autoridades competentes para que o enquadramento jurídico e fiscal, bem como os instrumentos de apoio venham a ser adaptados às características específicas do meio rural e dos seus habitantes, momeadamente os que têm menos poder económico.
O projecto obteve o 1º lugar na categoria "Iniciativa Empresarial Responsável".
Este prémio é devido a todas e a todos os que apoiam a Solidários e se sentem próximos das suas alegrias e tristezas.

Partilhar convosco este momento é querer contribuir para a

Cidade

Sem muros nem ameias
Gente igual por dentro
Gente igual por fora
Onde a folha da palma
afaga a cantaria
Cidade do homem
Não do lobo, mas irmão
Capital da alegria


Braço que dormes
nos braços do rio
Toma o fruto da terra
É teu a ti o deves
lança o teu desafio

Homem que olhas nos olhos
que não negas
o sorriso, a palavra forte e justa
Homem para quem
o nada disto custa
Será que existe
lá para os lados do oriente
Este rio, este rumo, esta gaivota
Que outro fumo deverei seguir
na minha rota?

Utopia Zeca Afonso : ( ouvir a aqui a versão pelo João Afonso)"
Solidários

Sem comentários: