Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

domingo, 8 de setembro de 2019

SAFT CONTABILIDADE


Duas notas - para já - do importante documento de 155 páginas que foi disponibilizado, no momento que fui de férias ( ora como sabem estamos todos a gozar um mês até ao próximo dia 20), pelo que se justifica o seguinte:
1 - Aguarda-se a publicação em Diário da República, da Lei, que mexe directamente com o SAFT da CONTABILIDADE e que OBRIGA a substituir a Portaria por um Decreto-Lei.
Sabemos que a tentação de fazer uma cópia integral da Portaria, sem qualquer alteração de fundo, quando à desproporcionalidade do que estava a ser solicitado, e que neste NOVO documento legal, as opiniões das confederações empresariais, sejam tidas em conta, bem como da Comissão Nacional de Protecção de Dados, mais alguma entidades reguladoras de profissões, que directa ou indirectamente tenham sigilo a precaver.
2 - Importaria que este documento desse uma resposta candente - vou citar o colega Jose Araujo, que a divulgou ao colocá-la - sobre a UTILIDADE QUE ESTE FICHEIRO TRAZ PARA A PROFISSÃO EM GERAL E PARA OS PROFISSIONAIS EM PARTICULAR.
Vou ler, logo que possa todo o documento, no sentido de aclarar que campos - para além do Balanço e da Demonstração de Resultados - estão previstos, seja do SAFT C integral, como estava na Portaria, seja em qualquer outro formato ( reduzido, simplificado, balancetes, ou o que quer seja, desde que não seja o Integral).
Como devem de estar recordados o Senhor Secretario de Estado, disse em Janeiro, na manifestação de agrado ao regime, por parte da entidade reguladora, que "ainda" estavam a "trabalhar" que campos iam ser de preenchimento automático, ou suprimidos.
Assim, o "atraso" desta importante obra, que seria crucial ter saído há um ano, leva-me a acreditar que contenha uma resposta a isso.
Caso contrário, terei que concluir, que estavam certos, todos aquelas que se "mexeram" para que este assunto fosse reconsiderado.
Quem já leu integralmente as 150 páginas e tenha uma informação concreta, sobre as enormes vantagens deste PRÉ PREENCHIMENTO E DESSA SUPRESSÃO DE CAMPOS, queira dar conhecimento aos restantes, por fineza.
Grato
(A recuperar da minha clausura dos últimos dias)

Sem comentários: