Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

FALA O ROTO DO ESFARRAPADO!


Na Assembleia Representativa de Dezembro do ano findo, um dos membros eleito por um dos distritos do Norte, fez uma acusação sobre o comportamento dos antigos controladores de qualidade, sobre a sua postura e aproveitamento das funções exercidas. Mas que agora, elementos como ele – assumiu ser um dos 92 membros da BOLSA DE FORMADORES – davam o litro pela instituição… esqueceu-se de dizer quanto recebeu em retorno, pela sua “litragem” de empenho.
( nota: deliberadamente não uso as mesmas expressões, mas podem ouvir o original em dezembro de 2019)
Alguns dos visados, membros eleitos para a AR, pediram a palavra, mas logo a mesa entendeu, que se estava perante “picardias” e apelava ao serenar dos animos…

No passado dia 19 de Junho,
o tema tentou ser de novo abordado, mas e de novo, refugiaram-se nas “picardias” e pasme-se, na existência de um processo junto CJ ( depreende-se de antigos controladores).
Tenho uma visão muito critica deste passado, mas importaria revisitar metodologias:
BOLSA DE FORMADORES ACTUAIS (92 dizem)
a) Sabemos pela foto de 20 de Fevereiro de 2019, que são constituídos pelos membros eleitos da Lista A, para a ASSEMBLEIA REPRESENTATIVA, bem como inúmeros suplentes, suplentes do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal ( na foto estão também efectivos destes dois órgãos, mas seguramente não fazem parte desta BOLSA;
b) Sabemos – pela boca de um deles que se exprimiu publicamente, que recebem 150€ cada um, por tarde ou manhã; ( fora quilómetros e outras despesas quando se justificam);
c) Não sabemos quem são, por exemplo através da publicação de uma lista, ou e também, pela divulgação das “partes relacionadas”, sobretudo para os efectivos da AR;
d) Não sabemos se possuem habilitações necessárias, nomeadamente o CCP para se poder dizer que são formadores;
CONTROLADORES DE QUALIDADE
Não posso afirmar, que alguns do aceites como controladores de qualidade, não o fossem por serem próximos do poder instituído, como se acusava então, mas pelo menos havia anúncio para candidatura ao cargo. Havia uma entrevista. Havia a publicação de uma lista.
Se apesar de tudo isto, havia - há sempre – suspeitas instaladas, ao menos abriam algum do jogo….
Se estes órgãos sociais, foram eleitos na base da denúncia de muitas suspeitas… “ tu nem te passa pela cabeça do que eles fazem…são uns ladrões… uns aldrabões ... uns…”
“Os outros! Os nossos não !”
"Achas, António, que é tudo como dantes?"
" Olha, digo-te agora, minha querida... Igual não é, é pior!"

Em meados de Agosto, vou-me entreter a “contabilizar” as intervenções das 4 últimas AR’s e do EXULTAR da “situação” e quanto isso é quantificável colectivamente…
( o que é possível.... há muita coisa que não chego lá)
Post scriptum,:
Fui um dos que foi ver as contas. Fui um dos “brindados” com os termos de “bisbilhotar” … andar a ver “ os documentos dos amigos”, etc.
Há inevitavelmente um “erro” de expressão… de alguns sim fui amigo… já nos tínhamos distanciado, por ser essa a suas novas funções de “empregados da ordem” como chegou a ser invocado, para paralisar um grupo de trabalho.
O que vi desses antigos amigos senti um profundo nojo! Não que o sinta mesmo pelos restantes envolvidos - esses são-me indiferentes – mas porque havia princípios e valores de julgava que eram comuns.

Há também quem entenda que prefere meter a cabeça debaixo da areia e não ir ver….
Há quem a brincar a brincar sempre disse que gostava de ter um “tacho” mesmo sem testo e nem precisava de ser de tamanho muito grande…
A quem usou e pensa que ainda somos amigos, saiba que teve um papel determinante a destruir relações de amizade com mais de uma década ou mesmos mais.

Consultar:
Havia candidatura… se era para fazer de conta… talvez, para pelo menos faziam de conta..:

toda esta informação está disponível no site da Ordem
( espero que não haja nenhum apagão ....)

Sem comentários: