Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O AGRICULTOR, O TRACTOR E O(s) FORMADOR(es)

 Mera ficção, qualquer semelhança com a realidade é fruto vossa imaginação, aliás, perversa, como sempre!

Saga terceira


Algures em Pitões das Júnias
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020

DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Bom dia Srº Daniel como vai?
Srº Daniel – Bom dia DOUTOR ZACARIAS ZARCO, de novo por cá? E desta vez trouxe o seu primo… sempre é por causa das galinhas darem o consentimento ao galo…
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Este é o meu colega Felizardo Felizes, por norma fizemos estas visitas em ambiente de trabalho aos pares.
DOUTOR FELIZARDO FELIZES – Bom dia Srº Daniel como vai? Tal como disse o meu colega:” por norma fizemos estas visitas em ambiente de trabalho aos pares.”
Srº Daniel – Bom dia DOUTOR FELIZARDO FELIZES, não me lembro de si das outras duas vezes.
DOUTOR ZACARIAS ZARCO: O meu colega teve um percalço como a sua moto e ficou impedido de chegar cá.
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega:” tive um percalço como a sua moto e fiquei impedido de chegar cá.”
Srº Daniel – O DOUTOR FELIZARDO FELIZES também é de Lisboa?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – O meu colega é de Grândola ….
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega:” eu sou de Grândola…”, Embora trabalhe em Lisboa!
Srº Daniel – hum! Grândola Vila Morena, o povo é que mais ORDENHA … uma vez que essa história do ORDENA, já foi chão que deu uvas….
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Antes de mais gostaria só que confirma-se a minha presença aqui na última vez em 27 de Setembro do ano passado. Esqueci-me de lhe pedir a confirmação da minha visita.
Srº Daniel – Claro que confirmo a sua presença, mas não a 27, o DOUTOR esteve cá na sexta-feira anterior, dia 20.
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – O Sr Daniel está confundido, eu estive aqui a 27, consta dos meus registos e lá na Ordem. E lá na Ordem não se enganam como deve calcular.
Srº Daniel – Oh! DOUTOR ZACARIAS ZARCO eu sei o que digo, a 27 nós estávamos no casamento do filho do ti Zé da Pita, estava eu e toda a aldeia. E até comentamos a sua visita na semana anterior. Aquilo foi cá uma galhofa ….
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega: “O Sr Daniel está confundido, nós estivemos aqui a 27, consta também dos meus registos e lá na Ordem. E lá na Ordem não se enganam como deve calcular.”
Srº Daniel – hum! Eu tenho prova testemunhal, somos mais de 30 cá da aldeia. Foi a 20 e não de fala mais nisso!
Já agora desta vez também veio um de moto e outro de carro? Apesar de virem os dois de Lisboa?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Eu vim de Lisboa e o meu colega de Grândola!
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega: “ Ele veio de Lisboa e eu de Grândola…”
Srº Daniel: E se vieram os dois pela A1/A3, porque não vieram juntos?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Eu vim pela A1/A3 e fiz 464 Kms….
DOUTOR FELIZARDO FELIZES – Eu vim pela N2 e fiz 600 kms
Srº Daniel – hum! Vocês estão me a dar uma ideia do caralho! Vou-me iniciar no empreendedorismo. Um GPS para formadores para não se enganarem nas datas, nem fazerem tanto “desperdiço” em viagem ou em “pseudo-viagens” se é que me faço entender…
Qual a Justificação para virem de tão longe e não viajarem juntos?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Sabe que os nossos responsáveis querem que os formadores possam ter uma noção do país real, daí, por exemplo colegas que foram do Porto, fazer formação para a zona saloia de Lisboa...
Srº Daniel: Oh! DOUTOR FELIZARDO FELIZES, ainda não entendi, o senhor vêm de Grândola, mas não disse que trabalha em Lisboa, mas afinal vem de Grândola ou de Lisboa?

DOUTOR FELIZARDO FELIZES – Srº Daniel é sede da minha empresa é em Grândola, pelo que eu digo que venho de lá, sempre dá mais uns quilometrozinhos
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Olhe que há um colega que apresenta quilómetros para viajar para as ilhas…. Gente de má-fé, até pensou que já tinham construído uma ponte para lá, mas trata-se, apenas de deslocações para o aeroporto mais perto….
Srº Daniel – hum!, e assim há mais justificação de quilómetros ….
Mas digam lá novidades do GPS….

DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Como sabe confirma-se que aquilo está uma pessegada e começamos a pensar que nem em 2025… mas o nosso objectivo é que todos os tractoristas estejam preparados e equipados para dar resposta atempada lá ao ministério.
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega: “o nosso objectivo é que todos os tractoristas estejam preparados e equipados para dar resposta atempada lá ao ministério.”
Srº Daniel – Oh! DOUTOR ZACARIAS ZARCO o seu colega é a sua caixa-de-ressonância?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – A nossa Ordem investiu muito dinheiro nestas formações e gostaríamos que o senhor, não ficasse para trás, adquirindo o “nosso” GPS, o único que respondeu atempadamente às exigências do ministério. Em boa hora o fez, o que obrigou os outros fabricantes a andarem da perna e a acompanharem o nosso ritmo. Como isso ganhamos a simpatia dos tractoristas e dos responsáveis do ministério! Não fosse a nossa Ordem e o seu GPS, os outros não tinham mexido uma palha!
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega….
Srº Daniel – Oh! Homem eu ouvi o que ele disse…. Já pensaram em ouvir na comissão, os tractoristas?
Por exemplo, registaram alguma modificação naquela treta da abertura de regos de forma par ou impar …. Ou se devo só declarar o estrume que transporto no tractor?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Estão lá pessoas de muito saber Srº Daniel… Mas cá para nós há muita coisa que irá ser revista, mas no essencial, o que eles querem é que se envie para lá TODA a informação que possa ser produzida. Irão facilitar o envio de TUDO, mesmo com algumas falhas e depois logo se vê. Da parte da nossa Ordem há toda a disponibilidade para que os nossos tractoristas estejam à altura das novas exigências e possam estar preparados para tudo.
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega….
Srº Daniel – Oh! Homem eu ouvi o que ele disse… Vou esperar para ver, DOUTOR ZACARIAS ZARCO!
E a festa sempre a realizaram? A Alcina Lameiras sempre foi?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Foi um sucesso! Que pena o Srº Daniel não ter ido. Gastamos uma fortuna nesse evento e no de natal. Também não foi?
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Até demos tractores em miniaturas para os filhos dos membros da Ordem.
Srº Daniel – Só não percebo de onde vos vem tanto dinheiro para gastarem em tanta festança e em tanta “formação”. Olhe só comigo e pelo que me disse da primeira vez, já vai em 450€, mais os quilometrozinhos …. Embora desta vez vá repartir os 150€ aqui com o DOUTOR FELIZARDO FELIZES.
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Cada um de nós recebe os 150€. Hoje somos dois. E cada um os seus quilómetros…
Srº Daniel – Fosga-se, já vou em 600€? Há bó canudo. Como há muitos alonsos a pagar as quotas e comprar-vos o GPS, vocês fazem a festa e lançam foguetes.
Bem. Chega de conversa. Vamos ali até às minhas vacas… anda cá Custódia!
E depois vamos lá comer as fatiazinhas de presunto e a pomada da minha adega.

DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Claro que aceitamos.
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Tal como disse o meu colega….
As suas vacas têm nome? Aquela ali que cruza as patas, parecendo que vai num desfile de moda?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Essa eu sei é a Soraya Chaves, veio dos arredores de Lisboa!

Srº Daniel – Oh! DOUTOR ZACARIAS ZARCO, agora que estão com as pernas debaixo da mesa, diga lá quanto ganham com estas formações. Uma pipa de massa, certo?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Srº Daniel, olhe que nós fazemos isto pelo grande empenho que temos neste assunto, há colegas nossos que, mesmo sendo trabalhadores dependentes, até fizeram mais do que o equivalente a 22 dias úteis de férias. Na segunda quinzena de Julho, fizemos um grande esforço de fazer uma quantidade inacreditável de visitas.
Mas eu por exemplo, nada recebi.
DOUTOR FELIZARDO FELIZES – E eu apenas recebi – muito pouquinho, comparado por exemplo como outros formadores, fiquei-me quase pelos 7.000€, porque a mota “avariou” muitas vezes
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Eu como disse nada recebi, mas a minha empresa recebeu cerca de 15 000€, mas teve de pagar o IVA e o IRC!
Srº Daniel – E de quem é a “sua” empresa?

DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Minha e da minha esposa!
Srº Daniel – Vocês sabem-na toda, sim senhor…. E foram selecionados como todo o rigor, ao que presumo…
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Claro, tudo num processo de enorme transparência e célere, lá na Ordem é tudo muito rigoroso. E pode ir lá ver as contas sempre que quiser, aquilo é um livro aberto. Tem de levar uma caneca para a água, porque não usamos copos de plásticos e os de papel, às vezes é preciso andar à procura.
Se gostar de fazer bolos, às sextas, há sempre um concurso para premiar o “melhor”

Srº Daniel – Com papas e bolos se enganam os tolos… É muito longe DOUTOR para ir….
Mas fizeram algum concurso para escolher os melhores e os mais capazes?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Claro que foram enviados convites aos mais capazes… e esses eram, naturalmente os candidatos eleitos e não eleitos da nossa lista, e até abrimos uma excepção a quem tendo pertencido a outra lista e deu e dá-nos, o seu apoio de forma desinteressada….
Srº Daniel – Estou a ver….Não há almoços grátis!
DOUTOR FELIZARDO FELIZES - Oh! Srº Daniel nos gastamos muito dinheiro na campanha, só num painel que colocamos num grande avenida, foi uma pipa de massa (a gente ainda disse que foi um negócio da china por 300€…mas ninguém acreditou). Saí-nos do bolso…
Srº Daniel – E agora entra… digamos que têm o “justo” retorno… ou melhor “a entidade tenha a obrigação presente legal ou CONSTRUTIVA de fazer tais pagamentos em consequência de acontecimentos PASSADOS” li algures, já não sei onde….
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Claro que os troquinhos que sobram dão para a próxima… A gente bem se esforça por fazer festas atrás de festas a ver se o pagode nos apoia….
Srº Daniel – E gastam muito?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Só em eventos de festas, romarias e aquelas coisas com a Alcina Lameiras, foi quase um milhão sem retorno…. Fora o que investimos nestas formações!
Srº Daniel – E donde vem tanto dinheiro?
Ah!, já me tinha dito de uma gestão rigorosa e alocarem adequadamente os meios financeiros disponíveis.
Meus caros DOUTORES as minhas portas estão sempre abertas, mas venham na mesma viatura e apareçam aqui sempre que quiserem, mas nada de GPS… estamos combinados?

DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Muito Obrigado Srº Daniel
DOUTOR FELIZARDO FELIZES – Como disse o meu colega: Muito Obrigado Srº Daniel, mas já agora eu não sou doutor, nunca fiz formação superior.
Srº Daniel – Essa agora! se é formador passa a ser DOUTOR! e até pode passar, quem sabe para a Comissão de Exames, que a vossa Ordem também deve de ter…..não são também nomeados, perdão escolhidos entre os mais capazes?
DOUTOR FELIZARDO FELIZES – O colega está a esquecer-se do Congresso…
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – …que cabeça a minha … Senhor Daniel, daqui a dois meses, vamos organizar o nosso congresso, o grande congresso dos tratoristas, que vai ser no Pavilhão Rosa Mota…
Srº Daniel – …Super Bock…
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – ou isso..
Mas sabe, estas visitas tem também esse objectivo, que é lembrar aos tractoristas que temos o evento e que gostaríamos de contar com a sua presença.

Srº Daniel – …eu sei, estou farto de receber SMS de texto e voz, até tive de mandar cancelar o número…. mas então essas coisas não se fazem em Lisboa no ARENA?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Sim estava pensado par lá, mas queriam 1 milhão e 300 mil por aquilo e a nossa Ordem, não tem tanto dinheiro como as outras…
Além disso, vamos ter um jantar de Gala, e um directo da Cristina Ferreira, futuristas, humoristas, cartomantes, ilusionistas, contorcionistas…
Srº Daniel – Desculpe ou que é essas coisas tem a ver com os tractoristas?
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – … temos que ter programa para dois dias….
Srº Daniel – fazem em meio dia…
Façam é boa viagem…..e vejam se na próxima visita que façam, poupam nos percursos….
DOUTOR ZACARIAS ZARCO – Mas vai ao congresso?
Srº Daniel – apre! vocês parecem as testemunhas de Jeová ….

ESCRITO ENTRE A ÚLTIMA SEMANA DE FEVEREIRO E A PRIMEIRA DE MARÇO, FICOU CONFINADO ATÉ HOJE....
FOTO DO AUTOR.... EM BALÃO DE AR QUENTE

Sem comentários: